Casos relatados por Bezerra De Menezes
Do seu magnífico livro Loucura sob novo prisma extraímos os Lindos Casos abaixo. Em alguns, Bezerra recebe emocionantes graças. Noutros, registra diagnósticos, dados pelos Espíritos, surpreendendo os irmãos doentes e consultados. Registra um fenômeno de desdobramento do Espírito do Dr. Maia Lacerda. Fala do desencarne de um de seus filhos, estudando direito em São Paulo, que vem dar a seus pais sinal de sua passagem à vida verdadeira. E, finalmente, focaliza a obsessão de que foi vítima um outro de seus filhos, que estudava medicina. Em todos estes Lindos Casos notamos, refletidas, a resignação do Apóstolo Espírita ao receber suas provas dolorosas, e, mais ainda, a potencialidade de sua fé e da compreensão que possuía e possui das verdades espíritas.
O diagnóstico era a expressão da verdade...
"Se alguém, aqui na Corte, pedir a um médico que consulte o espírito que lhe assiste sobre os sofrimentos de uma pessoa residente em Diamantina, em Minas, sem dizer nem palavra a respeito de tais sofrimentos e receber horas depois um relatório de todos os males que afetam o organismo daquela pessoa e reconhecer que tal diagnóstico é a perfeita expressão de verdade, o fato está autenticado e prova que se dão comunicações também relativamente ao estado de saúde dos vivos. Esse caso deu-se aqui com o Conselheiro Matta Machado, Deputado mineiro e Ministro do Gabinete de 6 de junho, em relação ao pai, residente em Diamantina."
Desenganada por tísica e curada pelo espiritismo
"Se alguém se achar doente e os médicos o desenganaram por tuberculoso e, recorrendo ao Espiritismo, receber comunicação de que Não há Tuberculose, e, usando dos remédios que, pelo mesmo Espiritismo, lhe forem dados, ficar bom, teremos mais uma prova de que a comunicação dos mortos com os vivos vai além da simples indicação do estado de saúde, vai até à indicação dos meios curativos.
Esse caso se deu com minha mulher, desenganada por tísica e curada completamente pelo Espiritismo.”